Início >> Content >> Oficinas regionais capacitam gestores para o planejamento e execução da Política Nacional de Resíduos sólidos

Com o intuito de integrar e articular as ações que apoiam a organização produtiva de catadores de materiais recicláveis e ao mesmo tempo subsidiar os gestores municipais a respeito da importância em executar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, através da Diretoria de Qualificação Profissional e Empreendedorismo,  promoverá, nos dias 26 e 27 de junho, uma oficina  de planejamento e avaliação para a implantação da Política Nacional nos municípios. A programação que iniciou no dia 13 deste mês, no município de Castanhal, segue para Belém, e contará com a presença de lideranças locais, parceiros e representantes do poder público.

As oficinas têm o intuito de promover discussões voltadas a questão do manejo do lixo e do monitoramento da Política Nacional. Além de promover um espaço de debate a respeito da geração de emprego e renda à rede de catadores e da inclusão social através da coleta seletiva.

O evento ainda contará com momentos de formação relacionados a limpeza urbana, o mapeamento de territórios de atuação, o gerenciamento de resíduos sólidos, compostagem, coleta seletiva, educação ambiental e o trabalho e engajamento das cooperativas.

No total, 12 oficinas serão realizadas ao longo deste ano, todas voltadas a gestores municipais e lideranças comunitárias provenientes dos 144 municípios paraenses.