Início >> Content >> Seaster apresenta novos projetos no bairro do Icuí
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Seaster apresenta novos projetos no bairro do Icuí

Novas ações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz) chegam no bairro do Icuí, em Ananindeua,  nessa segunda-feira, 29, na Escola Maria Nazaré Marques Rios

 Os projetos são coordenados pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda e têm o objetivo de trazer informação, assistência e geração de emprego e renda, consequentemente a diminuição da situação de vulnerabilidade social da população.

Assim, os moradores do Icuí receberão a partir da próxima semana, cadastro e mapeamento de vagas de emprego para jovens e adultos, prioritariamente para jovens, que nunca trabalharam no mercado de trabalho. Já na área de Segurança Alimentar e Nutricional, será apresentado os programas Hortas Sociais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de famílias com uma alimentação saudável e o programa Viver Saudável, que visa promover a educação alimentar por meio de atendimento e orientação nutricional nas escolas.

A Seaster também implantará o programa Meu Registro, quem tem intuito de promover o acesso ao Registro Civil de Nascimento e documentação básica às pessoas ou populações de comunidades prioritárias e de difícil acesso.

PROGRAMAS

Cadastro e mapeamento de vagas de emprego

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, através da Diretoria de Trabalho e Emprego (DTE), promove o cadastro e o mapeamento de vagas de emprego e habilitação ao seguro-desemprego através do SINE, um sistema que consiste em uma rede de atendimento que contribui na colocação e recolocação ao mercado de trabalho junto à uma rede de empregadores.

O sistema é coordenado pelo Ministério da Economia (ME) com atuação em todo território nacional, com serviço público gratuito.  A rede estadual é composta de 44 (quarenta e quatro) pontos de atendimento, distribuídos em 35 (trinta e cinco) municípios, onde são executados os serviços. 

Hortas Sociais

As implantações das Hortas Sociais têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade, risco e violência nos Territórios pela Paz, estimulando o convívio familiar e comunitário, proporcionando Segurança Alimentar e Nutricional e Inclusão socioprodutiva às famílias. Por conta disso, a construção das obras e Instalações das Hortas Sociais, nos Territórios pela Paz, será uma articulação com os municípios e parceiros (Emater, Adepará, Sedap, Empresas e etc), utilizando terrenos ociosos, a serem disponibilizados para a implantação do projeto.

Assim, 20 famílias serão selecionadas para trabalharem diretamente na Horta Social. Das vagas, 20% podem ser destinadas a entidades socioassistenciais que, atuem no território e, que tenham trabalho social reconhecido.

Viver Saudável

 

O projeto Viver Saudável tem como objetivo promover a educação alimentar e nutricional através de atendimento e orientação no âmbito da nutrição, visando à alimentação adequada e saudável em espaços escolares. O projeto ainda se propõe em realizar um levantamento de dados sobre o estado nutricional da população, e tem como público alvo a comunidade em geral. 

 

Projeto Meu Registro

 

Promover o acesso ao Registro Civil de Nascimento e documentação básica às pessoas ou populações de comunidades prioritárias e de difícil acesso, como quilombolas, indígenas, mulheres, povos de terreiros, pessoas privadas de liberdade, pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social em 07 territórios da Região Metropolitana de Belém. O projeto também tem o objetivo de contribuir para a erradicação do sub-registro civil de nascimento e reduzir o extravio da certidão de nascimento e certidão de óbito, por meio de rodas de conversas sobre cidadania e documentação, além das oficinas de treinamento de agentes de mobilização local, busca ativa dentro das comunidades, visitas de monitoramento aos cartórios, serviços itinerantes e mutirões de entregada de certidões emitidas.

 

CALENDÁRIO  DO TERPAZ EM PARCERIA COM A SEASTER – 29/07

 - Palestra sobre Empreendedorismo e esclarecimento sobre cursos de qualificação profissional

- Cadastro para Microcrédito

Local: EEEF Maria Nazaré Marques Rios  (R. São Pedro - Icuí-Guajará, Ananindeua)

Hora: 08h às 16h

 

- Cadastro e Pesquisa de vagas para emprego

- Cadastro de emprego para jovens do 1º Ofício (primeiro emprego)

Local: EEEF Maria Nazaré Marques Rios  (R. São Pedro - Icuí-Guajará, Ananindeua)

Hora: 08h às 15h

 

- Diálogos de Cidadania

Local: EEEF Maria Nazaré Marques Rios  (R. Santa Luzia, Icui Guajara, Ananindeua)

Hora: 08 às 11h

 

- Oficina de Treinamento dos Agentes de Mobilização Local

- Informações sobre Certidão de Nascimento (1a. e 2a. Via) e Certidão de óbito (2a via)

Local: EEEF Maria Nazaré Marques Rios  (R. Santa Luzia, Icui Guajara, Ananindeua)

Hora: 11h às 14h

 

- Apresentação dos projetos: Hortas Sociais e Viver Saudável

Local: EEEF Maria Nazaré Marques Rios  (R. São Pedro - Icuí-Guajará, Ananindeua)

Hora: 09h às 12h