Início >> Content >> Seaster participa da cerimônia de entrega da primeira casa de autogestão monitorada dos indígenas venezuelanos
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Seaster participa da cerimônia de entrega da primeira casa de autogestão monitorada dos indígenas venezuelanos

Seaster participa da cerimônia de entrega da primeira casa de autogestão monitorada dos indígenas venezuelanos

A Secretária Adjunta da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Ana Claudia Magno, participou da cerimônia de entrega da primeira casa de autogestão monitorada dos indígenas venezuelanos da etnia warao. A casa, localizada na Avenida Perimetral entre Enéas Pinheiro e Barão do Triunfo, beneficiará 56 indígenas que desfrutarão de um ambiente amplo, arejado e com espaço para plantio. O evento foi realizado na manhã da ultima quinta-feira (18).

A cerimônia de entrega do abrigo foi acompanhando pelos indígenas da etnia warao por meio de tradução simultânea. O local é fruto do plano de ação de acolhimento aos indígenas waraos feita entre as entidades federais, estaduais e municipais. Além dessa, mais duas casas serão disponibilizadas para o acolhimento dos migrantes indígenas da Venezuela. O objetivo é garantir a autonomia e independência de seus moradores.

Para a adjunta da Seaster, Ana Claúdia Magno, ter a presença dos indígenas durante o processo de escolha do imóvel é fundamental para a preservação das escolhas culturais da etnia. Além disso, ela ressalta o valor da realização de cursos de capacitação visando à questão empreendedora. “Esse espaço não só acolhe os nossos irmãos indígenas como também ele respeita as questões culturais da etnia e isso é essencial para a manutenção dos vínculos familiares e os de afinidade. Mas, é necessária a realização de oficinas que visam estimular o empreendedorismo, para que eles possam comercializar o seu artesanato”, declara.