Início >> Noticia >> Capacitação e qualificação profissional no município de Parauapebas

Capacitação e qualificação profissional no município de Parauapebas

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), por meio da Diretoria de Qualificação Profissional e Empreendedorismo (DQPE) qualificou 60 educandos nesta quinta-feira, 06, no município de Parauapebas. A ação foi desenvolvida em parceria com a Prefeitura Municipal de Parauapebas.

Atualmente, o município de Parauapebas está recebendo grandes empresas atacadistas, porém ainda não há mão de obra qualificada suficiente para preencher essas vagas. Por conta disso, José Luiz Castro, coordenador de Gestão do Trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social de Parauapebas, explica que os cursos de qualificação profissional desenvolvidos pela Seaster aceleram o processo de recrutamento desses jovens.

“A qualificação profissional por meio dos cursos de formação é de fundamental importância para o município, pois Parauapebas ganha mais profissionais preparados para o mercado de trabalho. Com isso, é possível dar oportunidade para os trabalhadores em áreas especificas e de bastante demanda, como a de operador de caixa”, explica ele.

Além dos jovens que estão em busca de emprego, os cursos também auxiliam no aprimoramento dos jovens que já atuam no mercado de trabalho. “Com o curso de assistente administrativo, eu tive a oportunidade de abranger meus conhecimentos na área administrativa e eu estou colocando em prática tudo o que eu aprendi no meu estágio. Eu quero me aprofundar ainda mais nessa área”, conta Gabriela Soares.

Desse modo, o município de Parauapebas se destaca por ter uma população extremamente jovem. “A população do município é bastante jovem, no qual muitos têm dificuldade de conseguir o primeiro emprego. Então essas ações do Estado são importantes ferramentas de inclusão do jovem no mercado de trabalho, principalmente no combate a violência”, explica Hidelbrando França, gerente de qualificação da Seaster.