Início » Noticia » Seaster firma parceria com os municípios para execução do PAA

Seaster firma parceria com os municípios para execução do PAA

Image:

Durante a manhã da terça-feira (19), o auditório da Seaster esteve repleto de representantes municipais, entre prefeitos e secretários de assistência, que vieram participar da assinatura dos termos de execução do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade compra com doação simultânea.

Esta modalidade do programa prevê a compra de alimentos da agricultura familiar e a doação às entidades socioassistenciais que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. A modalidade ainda assegura o abastecimento de equipamentos públicos de alimentação e nutrição, seja restaurante popular, cozinha comunitária ou banco de alimentos. No Pará, a compra com doação simultânea tem sido realizada em parceria com o municipio, que ao adquirir a produção repassarepassada diretamente aos Centros de Referência de Assistência Social.

O ato de assinatura contou com a presença do titular da Seaster, Inocencio Gasparim, do Secretário Adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Miriquinho Batista e da Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional, Nazaré Costa, além de representantes do Conselho e da Câmara Intesecretarial de Segurança Alimentare Nutricional.

Para Inocêncio Gasparim, o desafio que é dado aos municipios é a boa gestão e organização dos recursos dispensados ao programa.  "Diante do contexto econômico que o Brasil vem enfrentando, é natural que o sentimento seja de desânimo, porém é indiscutível que todos têm feito um bom trabalho. A agricultura deve ser valorizada, e nós estamos aqui para buscar essa valorização. Garantir segurança alimentar e nutrional a todo o estado é nosso objetivo", destacou o secretário.

Dentre os municípios que assinaram o termo de execução estavam: Trairão, Garrafão do Norte, Quatipuru, Portel, Santa Luzia, Marapanim e São Geraldo do Araguaia, entretanto até o final do ano 44 municípios estarão habilitados.

Como parte da programação, os coordenadore do programa nos municípios ainda puderam participar de um treinamento de emissão de nota fiscal avulsa, com o intuito de auxiliar os agricultores durante todo o processo de compra e prestação de contas.