Início >> Noticia >> Seaster promove reunião para o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Seaster promove reunião para o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Na manhã desta quinta-feira (4) a Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (DISAN) da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) promoveu uma reunião com diversos órgãos de governo e sociedade civil para discutir o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e das estratégias de atuação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Pará (CAISAN/PA) e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEAS). A reunião contou com a presença do palestrante Jarbas Ferreira do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultores (IICA) vinculado ao Ministério da Cidadania.

“Hoje estamos discutindo o fortalecimento desde sistema, pois atualmente no Estado do Pará somente quatro municípios possuem o SISAN implantado. Hoje temos um convênio assinado entre a Seaster e o Ministério da Cidadania, por isso a vinda do consultor, para que a gente trabalhe estratégias para fortalecimento e implementação do SISAN em outros municípios do Pará” afirmou Nazaré Cardoso, diretora da DISAN.

“Estamos fazendo esta reunião tanto com a estrutura do Governo do Estado do Pará quanto com a sociedade civil para colher subsídios da implementação do sistema nacional aqui, uma vez que o governo aqui tem uma relação muito forte com a Ministério da Cidadania para desenvolver essas ações. O Pará já vem desenvolvendo com excelência os diversos projetos de segurança alimentar e nutricional e agora queremos juntos apontar os passos futuros para este outro trabalho”, explicou Jarbas Ferreira, do IICA.

 

DISAN – A Disan tem como competência básica coordenar, formular, executar, implementar, monitorar e avaliar, em âmbito estadual, as ações de segurança alimentar e nutricional, observando as diretrizes constitucionais da política de Segurança Alimentar e Nutricional e sua regulamentação pela Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional – LOSAN, e as normatizações do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN e as legislações pertinentes que se tornarem vigentes. Entre seus objetivos estão promover o acesso a alimentação saudável de qualidade as famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar; promover o acesso à água de qualidade em quantidade suficiente para as famílias em situação de insegurança alimentar hídrica; disseminar hábitos alimentares saudáveis por meio da educação e reeducação alimentar e nutricional; ampliar a oferta de alimentação adequada e saudável para as populações em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.