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Trabalhadores de Salinas recebem qualificação para temporada de férias

Cerca de 50 trabalhadores de restaurantes localizados na orla do Maçarico, em Salinópolis, nordeste do Pará, participaram de curso de qualificação do projeto Rota Turística, de terça (23) a sexta-feira (26), promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). A formação vai auxiliar os trabalhadores e empreendedores que vão trabalhar com a comercialização de alimentos, bebidas e outros produtos durante o período de férias no município.

O treinamento faz parte do projeto Rota Turística – Belém Bragança, que objetiva desenvolver um conjunto de ações, direcionadas ao trabalhador envolvido nos diferentes segmentos de empreendimentos individuais e coletivos, contribuindo para sua inclusão socioeconômica no mundo do trabalho, dinamizando a economia local dos municípios que compõem a rota.

Nessa primeira etapa foram ministrados os cursos de “Higiene e manipulação de alimentos” e “Aperfeiçoamento da qualidade no atendimento”, com duas turmas de 25 pessoas. Em agosto, os cursos serão de recepcionista em geral, gestão de pequenos negócios e design-criação e melhoria dos produtos e processos. Durante o treinamento, os trabalhadores aprendem a como atender e fidelizar o cliente, os cuidados com o ambiente e como mantê-lo higienizado, a preparar os alimentos de forma higiênica e servi-los.

Segundo a Secretaria Municipal de Turismo de Salinópolis, durante o período de férias em julho o município recebe cerca de 400 mil pessoas. “Esses cursos são importantes para garantirmos a organização do trabalhador de Salinas e a qualidade no atendimento, já que recebemos um grande público não só da capital paraense, como de outros Estados, e cada pessoa qualificada é a nossa porta de entrada para atrair cada vez mais turistas”, ressaltou o secretário municipal de turismo, Jean Barbosa.

Hector Juan, que trabalha como garçom, acredita que terá mais renda ao fim da temporada de verão. "É a primeira vez que faço uma capacitação tão completa como essa. Esse curso vai me ajudar bastante a atender melhor os clientes, levar conforto e até conseguir mais lucro, porque sabendo me expressar melhor, chamo mais pessoas", acredita.

“É sempre bom aprender um pouco mais sobre aquilo com que trabalhamos, principalmente porque esses cursos vão para o nosso currículo e são uma forma de conseguirmos lucro”, destacou o pizzaiolo Jocivaldo Mendes, que trabalha em um dos restaurantes da orla. “Fico satisfeita em saber que o governo teve um olhar voltado para os trabalhadores que atendem turistas e que precisam sempre estar se qualificando”, disse a cozinheira Lidiana dos Santos.

Para o instrutor do curso de aperfeiçoamento na qualidade do atendimento, Guilherme de La Rocque, “a qualificação já os diferencia dos demais trabalhadores sobre a questão do comportamento, respeito e ética, pois não adianta o restaurante ter a melhor comida se não há qualidade no atendimento, já que quem fideliza o cliente são os trabalhadores”.

A diretora de qualificação e empreendedorismo da Seaster, Ruth Campos, ressaltou a importância da qualificação para esses trabalhadores como uma preparação para a temporada de verão. “O primeiro passo já foi dado já que a maioria dos alunos que estão sendo qualificados aqui já está trabalhando. A qualificação vem para garantir que esses trabalhadores continuem em seus postos de trabalho e alcancem cada vez mais lucro”, explicou.