Início >> Noticia >> Venezuelanas participam de semana de valorização da mulher Warao
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Venezuelanas participam de semana de valorização da mulher Warao

Apresentação de danças típicas, artesanato, culinária e troca de experiências, deram inicio à semana de valorização da mulher indígena Warao, evento alusivo ao dia internacional da mulher que aconteceu na tarde desta sexta-feira (8), na casa de passagem estadual Domingos Zahluth.

O evento que tem como tema Oko Tautuma Taera”, Somos Mulheres Fortes, tem o objetivo de instruir as migrantes a respeito dos cuidados com a saúde, dos direitos das mulheres, além de propor o resgate de cultura e o interesse por uma autonomia financeira. “Grande parte delas são artesãs e pescadoras, porém ao chegarem aqui elas perdem os vínculos com sua origem. A nossa intenção é fazer com que elas percebam que são capazes de recomeçar, de criar seus artefatos e gerar renda através deles. Nos propomos a dar suporte para que isso aconteça”, destacou Maria Erizan, gerente do abrigo.

A programação contou com a exibição de vestidos e artesanatos confeccionados pelas indígenas, fruto das atividades já desenvolvidas no abrigo. Para Neidy Gonzalés, Warao atendida pelo abrigo, aprender técnicas novas é importante para o crescimento pessoal e profissional das mulheres. “Eu fico feliz em produzir coisas novas, aqui eu me sinto útil. Sempre estou envolvida nas atividades, quero aprender mais, falar melhor o português e quem sabe conseguir um trabalho’, afirmou a indígena.

Pra fechar o primeiro dia do evento, o projeto Tupizitinhos realizou apresentações musicais que levavam expressões da Venezuela, o que animou e trouxe diversão ao público presente.

Ao longo da semana as mulheres migrantes ainda participarão de palestras sobre violência contra mulher, fortalecimento de vínculos e empreendedorismo, além de serviços estéticos, oficinas de pintura, tecido e tapete