Seaster garante participação de artesãos paraenses na Feira de Artesanato do Ceará

Enviado por camila.santos em Qua, 27/09/2023 - 08:45

Evento no próximo domingo (1º) reúne 80 oficinas e rodas de conversas sobre empreendedorismo, sustentabilidade, gestão, técnicas, entre outros temas.

 

Ao todo, 14 artesãos paraenses participam da Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce 2023), que reúne cerca de 1.500 trabalhadores de todos os Estados do Brasil. A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) garantiu o deslocamento dos artesãos locais e da produção deles para a participação na Feira no Centro de Eventos do Ceará, no próximo domingo (1º).

A edição deste ano conta com a apresentação de palestras, rodas de conversa sobre empreendedorismo, sustentabilidade, gestão, técnicas de artesanato e mais de 80 oficinas gratuitas. 

De acordo com Daniel Santos, diretor de Qualificação Profissional, Empreendedorismo e Economia Solidária da Seaster, o Estado deve garantir, através de políticas publicas, o incentivo e o fomento da cultura paraense.

“Levar o artesão para a feira, é levar o Pará. É divulgar e incentivar os trabalhos dos artesãos que vivem através do seu oficio. Isso faz parte da nossa cultura e da nossa história! E por isso é importante que o Estado, através de suas políticas, incentive a geração de renda e a visibilidade cultural, por meio da comercialização de peças em outras regiões", pontuou.

Por meio da Seaster, cerca de 7.500 artesãos estão cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), vinculado ao Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que tem como objetivo coordenar e desenvolver atividades que visem a valorização o artesão brasileiro.

Lexington Washington é um dos artesãos participantes da feira. Ele comenta que o espaço garante a expansão da marca e reforça a identidade cultural. "Aqui, a minha arte - impressão Botânica- é divulgada, mostrando que eu posso levar para outros estados a técnica da impressão nas folhas da nossa região, repassando todo o meu conhecimento sobre o artesanato. A Seaster representa um elo muito grande entre nós artesãos e o programa do artesanato brasileiro, nos permitindo levar a nossa cultura, nossa marca e o nosso conhecimento para outros espaços". 

Para o apoio e fortalecimento de mercado, a secretaria ainda viabiliza a participação em eventos de comercialização, dentre eles as feiras regionais de pequeno, médio e grande porte. Para o incentivo, a Seaster também promove capacitações com oficinas e palestras, com temas voltados para a formação e inserção no mercado. 

*Com a contribuição de Julie Rocha

Divulgação